A importância da contabilidade para uma pequena empresa

Saiba os principais motivos para contar com uma consultoria contábil para o seu negócio

A contabilidade para micro e pequenas empresas é ainda mais importante do que para negócios de grande porte. Elas estão em busca de estabilidade financeira, possuem um faturamento irregular e precisam garantir o cumprimento de todas as obrigações fiscais.

Por isso, contar com uma consultoria contábil é muito importante nos primeiros anos do negócio. Contratar uma empresa de contabilidade não é gasto e, sim, investimento! Estes profissionais são especialistas no assunto e podem ajudar, fazendo um planejamento tributário que viabilize o crescimento a curto, médio e longo prazo.

Contar com o assessoramento de um contador é fundamental antes mesmo de iniciar as operações da empresa. Separamos, aqui, algumas razões que atestam a importância da contabilidade para os pequenos negócios, confira.

Enquadramento tributário

Para começar a operar, a empresa precisa definir em qual regime tributário deve enquadrar-se. Isso não é uma escolha simples para quem está empreendendo e, na maioria das vezes, é leigo no assunto.

A legislação tributária brasileira é muito complicada, então, é importante contar com a presença de um contador para fazer a escolha mais adequada. O regime tributário pode facilitar ou dificultar a vida da sua empresa no mercado, e tomar uma decisão errada pode inviabilizar o seu projeto.

Um profissional de contabilidade irá analisar o seu negócio e definir qual é o regime tributário mais vantajoso para a empresa, sendo aquele que gera menos tributos para o negócio. Assim, fica mais fácil cumprir as obrigações fiscais e você pode colocar uma fatia maior da receita em investimentos.

Planejamento tributário

O trabalho dos profissionais de contabilidade também é fundamental para organizar o pagamento de tributos. Um contador fica responsável por fazer o planejamento tributário do negócio.

Mesmo que a empresa seja pequena e não haja muitas obrigações fiscais, criar um planejamento é importante para garantir que todas as responsabilidades serão cumpridas dentro do prazo.

Atrasos no pagamento de impostos e taxas enquadram-se como irregularidades fiscais, o que pode gerar multas ou suspensão das operações da empresa, além de inviabilizar alguns recursos importantes para o crescimento, como o acesso ao crédito.

Viabilidade financeira

A contabilidade é um fator importante para uma gestão financeira eficiente. Uma consultoria contábil auxilia na previsão de receitas e despesas, permitindo que seja possível prever o potencial de lucro da empresa.

A realização desse trabalho é importante para garantir a viabilidade financeira e guiar as próximas decisões do negócio. Realizar um planejamento por meio de uma consultoria contábil pode garantir o sucesso de um projeto de expansão da empresa.

Em tempos de crise, contar com um auxílio contábil também fará toda a diferença para “apertar os cintos”. Uma boa consultoria pode ajudar, indicando os cortes de custos necessários para manter a operação da empresa viável durante um período de baixa no mercado.

Organização financeira

Esta é uma das maiores vantagens de contar com uma consultoria contábil: os profissionais de contabilidade podem auxiliar na organização financeira do projeto. Geralmente, os empreendedores brasileiros são especialistas no seu segmento de atuação, mas leigos em relação à gestão das finanças.

Um erro comum que novos empreendedores cometem, por exemplo, é não separar as contas empresariais das pessoais. Isso dificulta a organização financeira do negócio, dificultando a identificação de receitas e despesas.

Contar com a ajuda de contadores é essencial para organizar toda a papelada, separar todas as contas, ter uma planilha eficiente de fluxo de caixa e um planejamento tributário em ordem.

Aumento de produtividade

Em pequenas empresas, geralmente, o empreendedor trabalha sozinho, como no caso dos MEIs, por exemplo, ou conta com a ajuda de uma equipe pequena de, no máximo, cinco pessoas.

Então, acaba sobrando para ele realizar a gestão tributária e financeira do negócio. Isso reflete em uma falta de produtividade, afinal, não dá para fazer tudo ao mesmo tempo.

Contar com uma assessoria contábil é importante para aumentar a produtividade, já que será possível destinar mais tempo para o que empreendedor realmente entende: a área de atuação do negócio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *