5 podcasts para entender os impactos da pandemia no mundo

Durante a pandemia, os podcasts têm sido não apenas fonte de entretenimento, mas meios de educar a população sobre o coronavírus.

Podcast

Obter conhecimento on-line não é uma tendência nova: estamos diante dela desde o surgimento dos smartphones, que democratizaram o acesso à internet, seja ela de uma rede móvel ou via wi-fi. O aparelho telefônico se multiplica e está na mão de cada vez mais pessoas, turbinando o investimento em novos aplicativos e facilitando a aquisição de músicas, filmes, livros e afins.

Nos últimos anos, surgiram diversos tipos de mídias para agradar desde os mais jovens aos mais experientes. Os produtores de conteúdo, que têm contato direto com as pessoas que desejam atingir, não cansam de buscar novas formas de atrair e cativar usuários.

Atualizando a tendência do rádio, surgiram os podcasts. Neste tipo de produto, os ouvintes não têm acesso à imagem dos produtores de conteúdo, mas podem ouvir, onde e quando quiserem, debates, histórias e reflexões sobre um tema específico.

Em épocas de quarentena, os públicos se dividiram: enquanto uma parte prefere conversar sobre assuntos mais voltados para o entretenimento, outra preferem estar frequentemente em contato com especialistas da saúde, que podem trazer informações atualizadas sobre a pandemia do novo coronavírus.

Se você faz parte do segundo grupo de pessoas, temos boas notícias: diversos criadores de podcasts do Brasil têm se dedicado a produzir conteúdo voltado para a área da Ciência e, claro, para a pandemia que nos ameaça. Conheça alguns deles abaixo!

Diálogos na USP

O podcast Diálogos na USP, hospedado no portal Jornal USP, é uma reprodução de um programa apresentado na Rádio USP. No podcast em questão, o jornalista Marcello Rollemberg recebe especialistas da universidade de São Paulo para falar sobre assuntos pertinentes à sociedade.

Acerca da pandemia, existem quatro debates bastante interessantes: dois sobre o impacto do novo coronavírus na economia mundial, um sobre populações indígenas na pandemia e outro sobre a relação entre a periferia e a COVID-19. Vale a pena escutar.

Epidemia

Hospedado no portal oficial da Folha de São Paulo, o podcast Epidemia foi criado para discutir a situação do novo coronavírus e o seu impacto em múltiplos âmbitos.

Por se tratar de um programa criado, literalmente, para falar sobre a COVID-19, é possível encontrar diversos pontos de vista e vários assuntos relativos à enfermidade.

Fronteiras da Ciência

O Fronteiras da Ciência, hospedado no portal da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é um podcast no qual um grupo de cientistas se reúne para discutir assuntos relacionados à Ciência e à sociedade de forma descontraída.

Além de encontrar episódios voltados para discutir a pandemia e a utilização de medicamentos, o ouvinte interessado poderá escutar sobre fatos curiosos da Ciência, refletir sobre os refugiados e aprender detalhes sobre astronomia.

Nerdologia

Podcast do Jovem Nerd, o Nerdologia costuma fazer bastante sucesso com o público mais novo, uma vez que aborda os assuntos de maneira bem descontraída e divertida.

De acordo com a descrição oficial, o Nerdologia surgiu, em 2011, como “uma análise nerd, científica e histórica de diversos aspectos da cultura pop”. Nos episódios sobre Ciência, a apresentação é de Atila Iamarino, enquanto os sobre história, quem comanda é Filipe Figueiredo.

No canal, que pode ser encontrado no YouTube, é possível saber quais foram os eventos e os lançamentos cancelados pelo surto de coronavírus, ouvir análises sobre a representação de pandemias no Cinema, conhecer apps para o controle do agente causador da COVID-19, entre outras coisas.

O Nerdologia tem um diferencial: em muitos vídeos, conta com imagens, desenhos, bate-papo físico, etc. Não é obrigatório assisti-los, no entanto, já que o foco fica no áudio.

O assunto

O podcast O Assunto é diário, por isso, narra várias temáticas diferentes. Nos últimos tempos, graças à particularidade de nosso momento histórico, Renata Lo Prete, voz que você escutará em todos os programas da página, tem se dedicado a falar sobre a COVID-19 e seu impacto no mundo.

Alguns episódios de destaque são: “Cloroquina, estudos, usos e disputas”, “A ameaça da COVID-19 aos indígenas”, “Qual é a hora de afrouxar o isolamento?”, “O Brasil isolado do mundo”, “A luta de um médico contra a COVID-19” e “O avanço da COVID-19 no interior do Brasil”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *